Denise Fraga protagoniza espetáculo em Brasília

Nossos valores morais, de justiça e esperança costumam ser testados quando o dinheiro entra em jogo. O espetáculo A visita da velha senhora, em cartaz na cidade nesta semana, expõe essa fragilidade do ser humano, em texto do suíço Friedrich Dürrenmatt, com 13 atores em cena. O elenco inclui nomes conhecidos como Denise Fraga e Tuca Andrada e Luiz Villaça assina a direção geral.

“Encenar a Visita depois de A Alma Boa e Galileu é quase como finalizar uma trilogia”, diz Denise Fraga.  “A trilogia de nosso eterno dilema entre a ética e o ganha pão”. A atriz se refere às peças A Alma Boa de Setsuan e Galileu Galilei, de Bertolt Brecht, em que os personagens, respectivamente, perguntavam: “Como posso ser boa se eu tenho que pagar o aluguel?” e “Como posso ser fiel ao que penso sem sucumbir ao poder econômico e político vigente?”.

Em A visita da velha senhora, os cidadãos de Güllen, uma cidade arruinada, aguardam ansiosos a chegada da milionária que prometeu salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire Zachanassian (Denise Fraga) impõe a condição: doará um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e que a abandonou grávida por um casamento de interesse.

A comédia trágica e com seu humor cáustico nos pergunta: Até onde nos vendemos para poder comprar? Como o poder e o dinheiro vão descaracterizando os nossos ideais?   Por outro lado, quanto nos custa a não submissão? A Visita da Velha Senhora expõe questões que sempre estiveram em pauta na história da humanidade, mas que caem como uma luva em nossos tão tristes tempos.

O espetáculo teve nominações ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Atriz (Denise Fraga) e Melhor Figurino (Ronaldo Fraga) e ao Prêmio Aplauso Brasil nas categorias Melhor Atriz (Denise Fraga), Melhor Direção (Luiz Villaça), Melhor Arquitetura Cênica (Ronaldo Fraga) e Melhor Espetáculo Independente. A temporada já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Todas as sessões terão audiodescrição e tradução simultânea em libras.

SERVIÇO
A visita da velha senhora
No Teatro UNIP (913 Sul, Conjunto B, ao lado do Colégio Objetivo e Faculdade UNIP; 61 99677-3027).
De 19 a 22 de julho. De quinta-feira a sábado, às 21h. Domingo, às 18h.
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada).
Vendas no site www.eventim.com.br e seguintes pontos físicos:
- Brasília Shopping – central de ingressos, piso G2, loja 1;
- Loja Fnac no ParkShopping;
- Nos dias do espetáculo, no Teatro UNIP: 19, 20 e 21, a partir das 18h. Dia 22, a partir das 15h. 
Não recomendado para menores de 14 anos.

 

 

 Fotos: Cacá Bernardes

Fotos: Cacá Bernardes