Rita Benneditto celebra o tecnomacumba 

Dentro da programação do Festival Puroritmo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a maranhense Rita Benneditto apresenta o espetáculo Tecnomacumba – 15 anos de festa e fé, neste sábado (29), a partir das 23 horas. O show celebra os 15 anos do Tecnomacumba, sucesso da carreira da cantora que, recentemente, lançou 7Marias – nome do primeiro single da artista nas plataformas digitais e do videoclipe inédito lançado no youtube.

Rita Benneditto completa 28 anos na estrada e, neste novo trabalho, aborda o empoderamento feminino por meio da personificação do espírito sedutor e irreverente das pombagiras, entidades cultuadas nos terreiros de candomblé e umbanda brasileiros. O videoclipe gravado em uma festa no Cais da Imperatriz, no Rio de Janeiro, conta com a participação de seis atrizes: Leona Cavalli, Dani Ornellas, Amanda Calabria, Carmen Eça, Isabel Chavarri e Tati Villela.  

A música 7Marias (Rita Benneditto/Felipe Pinaud) foi gravada por Rita Benneditto (direção, arranjo, voz e vocais), Fred Ferreira (direção, arranjo e guitarras), Pedro Dantas (contrabaixo) e Ronaldo Silva (bateria e percussões), com participação especial de Felipe Cordeiro (guitarras), direção de Gabriel Calderon, Rafael Saar e Thais Gallart, direção de arte de Rui Cortez e direção de fotografia de Tiago Rios.

Rita explica que foi uma alegria fazer essa linda festa para as sete Marias brilharem: “A festa-clipe contou com a participação especialíssima de seis maravilhosas mulheres, atrizes, guerreiras e senhoras de si que 'incorporaram' as damas da noite de uma forma esplendorosa e consciente da importância de se realizar um trabalho que tem como objetivo, não apenas o entretenimento, mas o reconhecimento e respeito à força feminina do universo".

Tecnomacumba
O projeto se caracteriza por fusões sutis da MPB a sons eletrônicos e pontos e rezas das religiões afro-brasileiras. Rita Benneditto mostra que o alicerce da MPB e dos ritmos eletrônicos é a musicalidade ancestral dos tambores, dos terreiros de candomblé, centros de umbanda, batuques e xangôs espalhados pelo país. Tecnomacumba foi feito para uma temporada no Rio de Janeiro, em 2003, ganhou vida própria sendo conhecido no Brasil e no exterior.  

Puroritmo
A 13ª edição do Festival Puroritmo ocorre de 28 a 30 de setembro, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, com a celebração da África e de sua cultura. A programação conta com atrações locais, nacionais e internacionais, gastronomia étnica, feira de artesanato, projeções mapeadas temáticas e oficinas de sustentabilidade. Entrada franca. Classificação Indicativa Livre. Veja mais aqui.

SERVIÇO
Rita Benneditto – Tecnomacumba – 15 anos de festa e fé (Festival Puroritmo África)
No Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22).
Dia 29 de setembro. Sábado, às 23 horas.
Entrada franca. Classificação Indicativa Livre.

 

  Donatinho

Donatinho